Cuiabá, 12 de Abril de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,87
Cuiabá, 12 de Abril de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,87
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Terça-feira, 08 de Abril de 2025, 08:47 - A | A

Terça-feira, 08 de Abril de 2025, 08h:47 - A | A

Guerra comercial deve levar China a comprar mais carnes do Brasil e aumentar preço no mercado doméstico

EUA exportam carnes para a China, mas tarifaço de Trump torna preços do Brasil mais vantajoso

Da Redação

O “tarifaço” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra diversos países e a retaliação da China, com taxas de 34% sobre os produtos americanos, vão mexer com o mercado global de carnes.

Um dos principais efeitos deve ser o aumento da demanda chinesa pelas carnes do Brasil, o que tende a elevar os preços no mercado doméstico, com impactos na inflação dos alimentos.

Assim como o Brasil, os EUA exportam carnes bovina, suína e de frango à China, e a taxa de 34% sobre os produtos americanos tende a tornar os produtos brasileiros mais competitivos.

Fernando Iglesias, analista da Safras & Mercado, avalia que a carne suína do Brasil é a que tem mais chances de ocupar o lugar dos americanos na China. Mas carnes bovina e de frango também podem ganhar mais espaço no país asiático.

Com a guerra comercial entre EUA e China, a estimativa é de alta de 7% para as exportações totais de carne suína neste ano, para até 1,5 milhão de toneladas. Para frango e bovinos, a projeção é de avanços de 5,24% e 2,29%, respectivamente. Os embarques devem somar 5,43 milhões de toneladas de frango e 4,28 milhões de toneladas de carne bovina.

Esse aumento nas exportações, porém, terá impacto sobre os preços domésticos. “Com esse fluxo de exportação tão contundente, o mais provável é que as carnes sigam pressionando os índices inflacionários no Brasil”, reconheceu.

A diretora da consultoria Agrifatto, Lygia Pimentel, a guerra comercial e uma demanda adicional tende a impulsionar os preços ao consumidor final no mercado brasileiro.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT