Durante a Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa nesta última segunda-feira (14/4), o secretário de saúde, Gilberto Figueiredo, informou que a partir do início do funcionamento do Hospital Central, o Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá será desativado. “Como gestão do governo de estado, ele deixa de existir. Agora, se ele vai virar um hospital de gestão municipal ou qualquer outra instituição, não posso assegurar isso. O prefeito (de Cuiabá) Abílio Brunini já manifestou que tem interesse em transferir para lá o Hospital São Benedito”, afirmou Figueiredo.
A fundação do Hospital Estadual Santa Casa, localizado em Cuiabá, é resultado de uma requisição administrativa feita pelo Governo de Mato Grosso aos bens da Santa Casa Beneficente de Cuiabá, unidade filantrópica que passava por uma grave crise e chegou a fechar as portas.
Com a requisição administrativa, em 2019, nasceu o Hospital Estadual Santa Casa, que se tornou o primeiro hospital administrado pelo Estado na capital.
De 2019 a 2024, o local atendeu pacientes de todos os municípios do estado. A unidade atua como referência em pediatria e conta com um moderno Pronto Atendimento Pediátrico.
O Hospital Estadual Santa Casa oferta serviços de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com pronto atendimento pediátrico, ambulatório e internação nas especialidades de: cardiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, clínica geral, fisioterapia, fonoaudiologia, hemoterapia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, nutrição, oncologia cirúrgica, oncologia clínica e cancerologia, oncologia pediátrica, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia e tisiologia, psicologia, psiquiatria, radiologia, radioterapia, urologia, medicina intensiva adulto, pediátrica e neonatal, e medicina intensiva cardiológica.