A decisão do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, de retirar a população de rua dos locais de concentração para consumo de álcool e drogas, fazendo a realocação para o prédio utilizado pela Assistência Social da prefeitura, localizado na Avenida das Torres, é um avanço em relação ao descaso verificado em administrações anteriores.
Todavia, a dependência química geralmente acomete indivíduos que nascem com pré-disposição genética. Ou seja, que ao nascer traga como herança genética células que desenvolvem a dependência química ao ter contato com o álcool e drogas. Não tem cura, apenas controle, fator que demonstra a complexidade para recuperação da pessoa contaminada.
O prefeito Abílio Brunini explica que vai propiciar aos usuários de drogas e álcool internação e tratamento para restabelecimento da dependência química, disponibilizando local apropriado com conforto e cuidados médicos especializados, incluindo tratamento psicológico. Mas para a recuperação plena faz-se necessário qualificar profissionalmente e encaminhamento da pessoa em recuperação à vagas no mercado de trabalho. Caso contrário, tendo baixa escolaridade e desamparado, a maioria tende a voltar para as ruas e, consequentemente, ao consumo de álcool e drogas, que degeneram o comportamento, levando à práticas de furtos, roubos e assaltos, o que representaria jogar por terra o tratamento e perpetuação de um grave problema social.