Segundo matéria veiculada pelo site VG Notícias, na noite de sexta-feira (24/1), uma mulher que preferiu não se identificar, informou que os familiares de presidiários foram avisados por uma pessoa que mora perto Penitenciária Central do Estado (PCE), a respeito de um tumulto dentro do presídio. Dirigindo-se à PCE, os familiares gravaram vídeo no qual se pode ouvir nitidamente gritaria dos presos pedindo por “socorro”.
De acordo com o VG Notícias, a mulher que não quis se identificar informou que durante a madrugada uma ambulância do Samu teria deixado o local escoltada por três viaturas, e os familiares permaneceram em frente da PCE, mas sem conseguir informações sobre o que estava acontecendo dentro do presídio. Os gritos pedindo “socorro” ecoaram durante a noite toda, segundo informação da mulher que prestou as informações.
Pelo que deu a entender a divulgação da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), na sexta-feira 130 policiais, sendo 100 Penais e 30 PMs, realizaram mais uma etapa do Programa Tolerância Zero, na Penitenciária Central do Estado (PCE). A operação teria ocorrido em situação de normalidade, resultando na apreensão de 40 celulares, 18 carregadores, 10 fones de ouvido e 27 cabos de conexão. Entre as ações, as celas passaram por limpeza, os colchões de todos os detentos foram trocados, um total de 2.900, e também foram entregues outras 2.900 toalhas novas.
NOTA OFICIAL DA OAB Logo na manhã do sábado a OAB-MT se posicionou sobre o episódio, divulgando uma Nota de Esclarecimento, nos seguintes termos:
“Diante dos últimos acontecimentos noticiados envolvendo o Sistema Prisional mato-grossense, em especial a Penitenciária Central do Estado (PCE), a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, instituiu, na manhã deste sábado (25), um Grupo de Acompanhamento e Fiscalização do Sistema Prisional de Mato Grosso.
Esse grupo tem como objetivo o acompanhamento das ações, ocorrências e desdobramentos relacionados ao Sistema Prisional.
O Grupo é formado pelo conselheiro estadual da OAB-MT, Rodrigo Marinho, pelos presidentes das Comissões de Direito Penal e Processo Penal, Matheus Bazzi, do Sistema Prisional, Matheus Cezar, e pelo presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, Pedro Neto, sob a coordenação do vice-presidente da OAB-MT, Giovane Santin”.