Com a disparada no preço da carne e a substituição do produto por ovos de galinha, o preço do ovo voltou a disparar no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira dos Supermercados, a alta se intensificou desde a segunda quinzena de janeiro e chega a 40% no atacado.
“No mercado externo, os embarques brasileiros de ovos (incluindo produtos in natura e processados) voltaram a aumentar em janeiro, alcançando o melhor desempenho desde junho/23, de acordo com a Secex”, afirma a Cepea. Segundo a instituição ainda, a exportação brasileira de ovos representa menos de 1% da produção total.
A entidade estima que as granjas brasileiras tenham produzido o marco histórico de 56,900 bilhões de unidades de ovos, superando em 8,5% a produção registrada no ano anterior, com 52,448 bilhões de unidades.
Apesar do recorde de produção, o preço médio nacional – que subiu 13,24% no ano de 2021 -, voltou a disparar em 2022 , com alta de 18,45% – e, em 2023, aumentou em 2,83% – apenas caiu de preço em 2024 (5,54%), segundo dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Em dezembro, as exportações de ovos do Brasil aumentaram fortemente, chegando a 2.054 toneladas, número 116,8% superior ao registrado no mesmo período de 2023, com 947 toneladas.
Neste mesmo mês, a inflação do ovo subiu 1,63%, após queda de 1,23% em novembro. Em janeiro deste ano, o IPCA detectou mais um aumento do preço médio nacional do ovo (alta de 0,89%).
O ovo é um dos itens alimentares mais usados pelas famílias, principalmente as mais pobres, como substituto das carnes. Nos primeiros meses deste ano, o kg do Acém pode ser encontrado na casa dos R$ 40, por exemplo, em açougues e supermercados da cidade de São Paulo.
Quando o preço da carne bovina aumenta, os consumidores tendem a buscar alternativas, como frango, ovos ou carne de porco. Por consequência, os preços dessas proteínas alternativas, também tendem a subir, por conta da oferta que pode não ser suficiente. Mas, no Brasil, o preço interno do ovo, assim como os das carnes e café, também está sendo contaminados pela alta demanda externa destes produtos exportáveis.
Embora menos impactado do que o café (preço subiu acima dos 50% em 2024), e as carnes (alta de mais de 20%), o mercado de ovos também pode ser afetado por momentos de câmbio favorável e demanda externa em alta. Neste ambiente, os produtores internos ajustam seus preços para maximizar seus ganhos em dólares, o que, consequentemente, leva para os aumentos dos preços domésticos.