A Escola de Samba Payaguás e o Bloco de Enredo Império da Casa Nova são as campeãs do Desfile de Carnaval em Cuiabá deste ano. A apuração, que ocorreu no domingo (23.2), consagrou ainda o Bloco Mélados como vice-campeão. Toda a programação contou com o patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
Organizado pela Liga Independente dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Cuiabá, o evento reuniu cerca de 10 mil pessoas na área externa da Arena Pantanal, na noite de sábado (22.2). Ao todo, oito blocos e duas escolas de samba desfilaram histórias de diversidade, ancestralidade e resistência.
Homenageando Yemanjá, a divindade espiritual das águas, a Escola de Samba Payaguás trouxe o enredo “Nos Caminhos da Purificação”. A agremiação conquistou as melhores notas (10 e 9,99) nos quesitos Alegorias e Adereços, Samba-enredo e Mestre Sala e Porta-Bandeira.
Campeão na categoria Blocos de Enredos, o Bloco Império da Casa Nova levou à passarela um espetáculo místico, onde feitiçarias e encantos ganham vida no tema "Encantos e Magias".
O vice-campeão, o Bloco Melados, encantou o público com o enredo "Saravá Umbanda", que celebra a diversidade espiritual e a força da ancestralidade. Os dois Blocos asseguram nota 10 no quesito Harmonia.
O desfile consagrou duas vencedoras - uma Escola de Samba, e um Bloco de Enredo. Para as Escolas de Samba foram considerados os quesitos Alegoria e Mestre-sala e Porta-bandeira, além dos demais avaliados nos Blocos de Enredo. Para todos, a apuração dá notas aos quesitos Bateria, Samba-enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Fantasias e Comissão de Frente.
“Foi lindo ver o talento das Escolas de Samba e Blocos que desfilaram na Arena Pantanal. Todos estão de parabéns por levar cultura, história e alegria com tanta criatividade ao carnaval de Cuiabá. Quem foi se divertiu e se encantou com tudo. Para o Governo de Mato Grosso e a Secel, é uma satisfação poder proporcionar essa festa popular e tradicional à nossa população”, destaca o secretário da Secel, David Moura.