Cuiabá, 08 de Janeiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 6,08
Cuiabá, 08 de Janeiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 6,08
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Domingo, 26 de Janeiro de 2025, 13:13 - A | A

Domingo, 26 de Janeiro de 2025, 13h:13 - A | A

Ricardo Cappelli critica Banco Central e chama de "sabotagem" aumentos de juros previstos por Campos Neto

Presidente da ABDI contesta decisão do Copom e pede reversão da política monetária adotada por Roberto Campos Neto

Da Redação

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, fez duas críticas à atual política monetária do Banco Central (BC), chamando de "sabotagem" a decisão do comitê de elevar a taxa de juros. “Com dólar e inflação em queda, é inaceitável que o Banco Central siga a sabotagem deixada por Roberto Campos de um indicativo de mais dois aumentos de 1% da taxa de juros no início deste ano. O novo presidente do BC precisa reverter essa sabotagem contra o Brasil”, escreveu o ex-secretário em sua rede social.

A ata da reunião do Copom, divulgada recentemente, revelou que o Comitê considerou a elevação das expectativas de inflação e do prêmio de risco, além da alta do dólar, como elementos que justificaram o aumento da taxa de juros. Nesse cenário, a política monetária precisa ser mais rigorosa para conter a inflação, que, segundo as previsões do BC, ainda pode precisar de mais aumentos da Selic nas próximas reuniões, em janeiro e março.

Cappelli, no entanto, vê essas medidas como uma tentativa de manter um ciclo de juros altos que não condiz com a realidade econômica atual. Ele acredita que a política de juros elevados, herdada de Roberto Campos Neto, prejudica o crescimento da economia, além de elevar a carga de endividamento das empresas e das famílias brasileiras. Para ele, a prioridade do Banco Central deve ser estimular a economia, especialmente após os efeitos da pandemia e os desafios fiscais enfrentados pelo país.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT