Cuiabá, 08 de Janeiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 6,08
Cuiabá, 08 de Janeiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 6,08
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Domingo, 05 de Janeiro de 2025, 08:05 - A | A

Domingo, 05 de Janeiro de 2025, 08h:05 - A | A

Atraso de 7 anos para conclusão aquário municipal exibe menosprezo pelo turismo

Inaugurado em 2000 e reaberto em 2014, o Aquário está sendo reinaugurado pela terceira vez

Adalberto Ferreira

Enquanto obra que simboliza a fauna aquática existente no lendário Rio Cuiabá e Pantanal mato-grossense, a inauguração do Aquário Municipal, com sete anos de atraso, ressalta o descaso com o turismo em Cuiabá, embora a cidade conte com privilegiados atrativos e infraestrutura compatível para que a atividade seja implementada com pleno êxito.

Inaugurado em 2000 e reaberto em 2014, o Aquário está sendo reinaugurado pela terceira vez. O atraso poderia transparecer fato isolado, porém traduz o descaso dos governantes de Cuiabá e estado com o turismo. Negligenciam o óbvio, posto que o turismo desponta como atividade econômica global de elevada importância, considerando sua forte influência para o desenvolvimento econômico e social dos países. Sabe-se que o turismo é um setor de serviços que gera grande volume de empregos, renda e investimentos, através das atividades e empreendimentos, hoje vistos como ecologicamente sustentáveis.

Nesse contexto é importante resgatar o potencial e riquezas naturais de Cuiabá, cidade que entre tantos outros atrativos, é cruzada por um caudaloso rio, exuberante em opções próprias para o turismo ecológico.

Na administração do ex-governador Pedro Taques foi divulgado a marketing com visual dos projetos arquitetônicos das plataformas fluviais que seriam edificadas nas margens do Rio Cuiabá, com espaços para bares, restaurantes e ancoradouro para embarcações que percorreriam trecho que corta o perímetro urbano transportando turistas e passageiros à passeio. As plataformas estavam planejadas com estrutura e acabamento de padrão funcional, ofertando qualidade e equipada para proporcionar conforto e lazer ao usuário, para usufruir das belezas do Rio Cuiabá. As obras, além de não executadas foram descartadas, porque em Mato Grosso políticas de Estado não são levadas a sério: mudou governo, muda tudo.

Cuiabá conta com aeroporto que recebe vôos internacionais, disponibilidade de 15 mil leitos em hotéis e pousadas, casas noturnas, bares, restaurantes de padrão elevado, quatro shoppings centers, hospitais e atendimento médico-hospitalar especializado, agências de turismo, transporte profissionalizado para translado. Enfim, conta com logística bem aparelhada e rede de serviços de bom nível para atendimento ao turista.

Isso tudo acrescido do fato de Cuiabá localizar-se próxima às localidades ricas em atrativos turísticos. Chapada dos Guimarães, Manso, Nobres e Pantanal, situam-se à curtas distâncias de Cuiabá, que se encontra estruturada para funcionar como ponto de apoio para a recepção de turistas brasileiros e internacionais.

NÚMEROS DO TURISMO

O cenário em relação à viabilidade do setor é positivo. Segundo divulgou o Ministério do Turismo, o numero recorde de 6,6 milhões de turistas estrangeiros alcançado em 2024 aproxima o Brasil das metas do Plano Nacional de Turismo (PNT), que prevê atingir 8,1 milhões de turistas internacionais nos próximos três anos.

PODER PÚBLICO DESAPARELHADO

No entanto, a Secretaria municipal de Turismo de Cuiabá dá sinais de não contar com planejamento e estrutura para fomentar a atividade. Faltam a estruturação e execução de um calendário de eventos voltados ao turismo de eventos culturais, gastronômicos, corporativos, encontros, seminários, simpósios, entre outros. Enfim, investimento num calendário de eventos que explore as potencialidades de Cuiabá e entorno formado por localidades ricas em opções turísticas.

Comente esta notícia

TARCISIO SOBREIRA 06/01/2025

Belíssima matéria, nossa capital assim como MT tem um potencial turístico gigante porém sub aproveitado. Más gestões, infra estrutura aquém e mal uso da população são as causas dessa indústria nao engrenar.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT